Afinal, o que é “bloco”?

Quando boa parte do dente é perdida seja por uma fratura ou por uma grande lesão de cárie, a quantidade perdida impossibilita a restauração direta (famosa obturação) da parte do dente que precisa ser recuperada. Nesses casos, opta-se por uma restauração indireta, que pode ser desde uma onlay ou overlay (que são o tal bloco) até uma coroa protética.

Ok, mas como saber o que meu dente precisa? Primeiro é preciso entender que o dente se divide anatomicamente em duas regiões: a coroa e a raiz. A coroa é a parte que aparece quando a gente sorri, a raiz é a parte que está dentro do osso, portanto, está escondida. Para entender melhor, pense na divisão do corpo: temos cabeça, braços, tronco e pernas. O dente tem coroa e raiz.

Voltando à pergunta, se toda a coroa natural for perdida, restando só a raiz do dente, é necessário confeccionar uma coroa protética após avaliar se há possibilidade de salvar essa raiz. Agora, se não foi tanta estrutura da coroa natural afetada, opta-se, por uma onlay ou overlay, ou seja, um “bloco”, é como se fosse uma parte de uma coroa protética.

Além dessas opções de restaurações indiretas, há a escolha do material restaurador, que pode ser desde um material metálico ou um cerâmico. A decisão disso depende do perfil do paciente, já que há muitas variáveis envolvidas. Por exemplo: se o dente a ser reabilitado for um da frente, pode não ser muito estético ter uma coroa metálica.

Compartilhe:

Faça o agendamento da sua consulta!

plugins premium WordPress