O clareamento dentário é um procedimento que quebra as moléculas de pigmentos de alguns alimentam que entram no dente com uso de um gel clareador. Com isso, o dente fica com o aspecto mais claro. Este gel pode ser aplicado de três formas:
- No consultório
- Com moldeiras sob orientação de seu dentista
- Com a combinação do clareamento de consultório e o com moldeiras
A forma como o clareamento é feito depende de vários fatores que devem ser analisados pelo dentista. Por exemplo: o gel não age em biofilme, por isso, é necessário uma reeducação da higiene oral antes de iniciar o tratamento clareador.
Clareamento com luz ou a laser
Apesar de ainda ser oferecido, o clareamento com luz não apresenta evidências científicas clínica de que promova um clareamento mais efetivo do que as outras aplicações. Isso significa que não há razão para o procedimento ser feito com tal aplicação. Inclusive, isso pode ser danoso para a polpa dentária.
Também se ouve falar em clareamento a laser, o que é um termo errôneo já que o laser, na Odontologia, é um aparelho usado para tratar certas patologias orais.
Quem pode fazer?
O clareamento só pode ser feito a partir dos 18 anos, idade esperada para que os dentes já estejam desenvolvidos.
Quem usa aparelho ortodôntico também pode fazer já que o gel não precisa entrar em contato com todo o dente por agir por difusão.
Ainda não há evidências de uma forma segura para realizar o clareamento em gestantes, por isso, o procedimento não é recomendado.
“Quero meu dente tão branco quanto o daquela atriz”
É preciso lembrar que Odontologia não é uma ciência exata e cada indivíduo funciona de uma maneira, então, é preciso entender que seu dente pode não atingir um grau de clareamento que você esteja esperando.
Importante lembrar que o clareamento não é eterno já que os pigmentos provindos da dieta estão constantemente penetrando nos dentes, ou seja, a partir de um tempo, você vai notar que os dentes estão escurecendo.