Passar bicarbonato de sódio, usar pasta dental clareadora ou com carvão, bochechar com água oxigenada, usar corante roxo e outras ideias já passaram pela sua cabeça para clarear os dentes, certo? Bom, saiba que não é possível clarear os dentes com esses truques encontrados na internet.
Mas por quê? Porque os pigmentos que deixam o dente mais amarelado ficam dentro dele. Como assim? É que o dente não é um órgão maciço, ele é permeável à entrada de moléculas pequenas causadoras de do amarelamento.
Todas essas dicas que têm na internet não servem para o clareamento porque as substâncias usadas não conseguem penetrar no dente. Inclusive, alguns dos produtos utilizados pode ser prejudicial pra saúde bucal: o bicarbonato de sódio e as pastas clareadoras ou com carvão são muito abrasivas, podendo causar um certo desgaste da estrutura dentária e, assim, sensibilidade; a água oxigenada, se usada com frequência, pode machucar gengiva, bochecha e língua.
Como clarear os dentes então? Somente é possível com uso de uma substância específica, um gel, que é capaz de penetrar na estrutura, quebrar as moléculas que formam o pigmento e gerar o efeito clareador. Esse gel só pode ser manuseado por um profissional, portanto, o clareamento só pode ser realizado sob orientação de um cirurgião-dentista.