O que é cárie?

Para surpresa de algumas pessoas, a cárie é muito mais que aquele “machucado” que pode aparecer no dente. Na verdade, ela é uma doença, assim como hipertensão e diabetes, que deve ser controlada ao longo de toda a vida.

Antes, é preciso entender que as bactérias presentes na boca, constantemente, se organizam de tal forma na superfície do dente que formam uma espécie de comunidade chamada de biofilme (é a “placa dentária” das propagandas de pasta de dente).

Desmineralização X Remineralização

As bactérias do tal biofilme consomem os carboidratos que vêm da nossa alimentação e produzem um ácido que desmineraliza o dente (como se “corroessem” a estrutura dentária). A princípio, a desmineralização é um processo fisiológico se alguns fatores forem controlados para que seja possível a remineralização dentária. Isso significa que, em condições de saúde, as duas reações estão em equilíbrio.

Caso a desmineralização passe a ser um processo intenso e desenfreado, ela passa a ser patológica porque leva a uma perda mineral grande demais para que o organismo possa repor os minerais (remineralização).

Doença cárie X Lesão de cárie

É fundamental saber isso porque a cárie é uma doença biofilme-dependente, ou seja, é preciso que haja a formação dessa “comunidade”.

Então, se essa organização é formada com frequência, isso significa que doença cárie está presente na boca de todas as pessoas? Sim, ela está! Mas por que eu nunca tive problema com isso, nem precisei resolver indo ao dentista? Porque há uma diferença entre doença cárie e lesão cárie: a doença se manifesta como uma lesão cariosa nos dentes quando não há controle em alguns fatores.

Que fatores são esses? São vários e esses são alguns exemplos: “Como é sua dieta?”, “Que tipo de carboidrato consome?”, “Com que frequência consome?”, “Que quantidade consome?”, “Está tomando algum remédio?”, “Como é sua rotina de higiene oral?”, “Que pasta de dente usa?”, “Como está o fluxo da sua saliva?”, “Como está a composição da saliva?”.