Por que usar fio dental?

Alguma vez você deixou de passar o fio dental porque sangrava ou doía? Ou então porque achava que só a escova era o suficiente para manter a boca limpa? Se você respondeu “sim” para a primeira pergunta, saiba que o sangramento e a dor ocorrem justamente pela falta do uso frequente do fio dental. Se você é do time que confirmou a segunda questão, entenda que o fio dental é necessário para limpar áreas que a escova não alcança!

Quando a gente come, uma parte da nossa alimentação pode ficar não só entre os dentes, mas também em uma região entre o dente e a gengiva. Se a gente não passar o fio dental com frequência, as bactérias da nossa boca se aproveitam da situação para se organizarem nessa região, aderindo-se ao dente, para se alimentar desse resto de comida (mais especificamente, carboidratos) que ficou ali.

Essa forma de organização das bactérias aderidas aos dentes nós chamamos de biofilme. Sabe quando você ouve as propagandas de pasta de dente falando em “placa dentária”? Então, placa e biofilme são a mesma coisa, só que o primeiro termo está deixando de ser usado. Mas, afinal, o que é isso? É uma comunidade formada não só por esses microrganismos, mas proteínas e outras substâncias produzidas pelas bactérias que acabam protegendo esses seres. A adesão do biofilme ao dente é tão boa que só com a ação mecânica do fio dental é capaz de removê-lo.

Para entender melhor: quando você precisa lavar um prato cheio de molho de tomate ressecado, você só deixa de molho na água com detergente por um tempo ou você esfrega o prato com uma esponja molhada com detergente? Você deve fazer o segundo, né? É dessa ação mecânica que falo.

Ok, e a dor e o sangramento? Como o biofilme está em um local onde não deveria estar, a gengiva entende isso como uma agressão e, para se defender, dá início a um processo inflamatório. É o que chamamos de gengivite. Dois de alguns sinais da gengiva inflamada são a dor e o sangramento ao toque: ou seja, quando você fica muito tempo sem passar fio dental, a gengiva começa a gritar por sua ajuda pra você tirar aquela coisa que está a agredindo e isso só pode ser feito com uso diário do fio dental!

Compartilhe:

Recent Posts

Faça o agendamento da sua consulta!